Redes de Computadores

Conheça os Modelos de Redes

87views

Existem vários tipos de modelos de Redes de Computadores. Neste artigo vamos conhece-las e falar um pouco sobre elas. São elas:

Descentralizado

Em um ambiente descentralizado, os usuários cuidam de seus sistemas e não há troca eletrônica de recursos ou informações entre esses sistemas separados.

Centralizado

Em um ambiente centralizado, um único computador acomoda todos os dados de uma organização, e os usuários acessam esses dados por terminais que são dispositivos que contêm um teclado e uma tela para enviar e receber dados por meio de uma ligação de comunicação.

Distribuído

Um sistema distribuído consiste de computadores independentes conectados uns com os outros. A diferença básica entre um sistema distribuído e uma rede de computadores é que em um ambiente distribuído os recursos são disponibilizados para o usuário de forma transparente, isto é, os usuários não sabem que os computadores estão interconectados. O sistema distribuído parece um sistema único.

Cliente / Servidor

A maioria das aplicações e comunicações em rede de hoje se baseiam em um modelo cliente/servidor. Nesse modelo, são descritos os serviços de rede (por exemplo: transferência de arquivos, correio eletrônico etc.) e os programas utilizados pelos usuários finais para acessar esses serviços. Servidores fornecem os serviços à rede de computadores, e os computadores que acessam esses serviços são considerados clientes. Nesse modelo, existe uma hierarquia de equipamentos, ou seja, um equipamento diferenciado controla os serviços e recursos de rede.

Compartilhamento de Arquivos

Outro modelo de comunicação de rede é o de compartilhamento de arquivos, também conhecido como par a par ou ponto a ponto. Esse modelo elimina a necessidade de servidores centralizados, e permite a todos os computadores interconectados trocar arquivos independentemente do tipo, residentes em seus discos (HDs). Não existe hierarquia de equipamentos, cada equipamento poderá exercer as funções de cliente e servidor.

Leave a Response